quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Vegetais fermentados no vidro


Rale ou corte bem fino Repolho branco ou nabo , Cenoura, rabanete, repolho roxo, beterraba.
Em um vidro bem limpo com tampa , vá colocando os legumes, pressione bem com ajuda de um soquete para que não fique bolha de ar . No final pressione o volume que sobra com a tampa( fermentação anaeróbica).

Nos dias quentes em um ou dois dias já está pronto, quando está frio demora mais um pouco para fermentar, você pode acompanhar , sentindo com as mãos a "febre " que ocorre no início da fermentação , vendo as cores se misturando... movimentando o vidro para mover o liquido.

Quando abrir o vidro não use o conteúdo que ficou em contato com a tampa, tempere a gosto e utilize. Na falta de oxigênio, os açúcares dos vegetais se transformam em ácido láctico, que impede a putrefação e estimula os bacilos lácticos a fabricarem vitamina C. Esse processo permite conservar o alimento por muito tempo e cria novas vitaminas, enzimas e oligoelementos preciosos. Não use o conteúdo que ficou em contato com a tampa, preste atenção quando for abrir e utilizar: se formar uma espuma e vazar apodreceu, não utilize. O aroma tem que ser agradável.

Nenhum comentário: